Quem sou

Meu nome é Francisco H. Dübbern de Souza. Graduei-me em Engenharia Agronômica no ano de 1974 pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz/Universidade de São Paulo em Piracicaba (SP), obtive título de Master of Science in Crop Science em 1977 na Oregon State University em Corvallis (OR), Estados Unidos da América e de Doutor em Fitotecnia na ESALQ/USP (1992).

Contratado como Pesquisador Científico pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em 1976, permaneci lotado junto à Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS) até 1999 e junto à Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP) entre 2000 e 2019, ano em que me aposentei. Nessas instituições realizei pesquisas sobre formação de pastagens e produção e tecnologia de sementes de plantas forrageiras e sobre esse tema realizei inúmeras palestras e vários cursos voltados a produtores, técnicos, representantes comerciais e estudantes, inclusive em alguns países da América Latina. Participei de projetos de desenvolvimento de novas cultivares de plantas forrageiras e liderei um projeto de desenvolvimento de novas cultivares de espécies de gramíneas nativas para uso como gramados que resultou no registro de seis cultivares. Editei dois livros e publiquei vários capítulos de livros e trabalhos científicos e técnicos. Em 2003 fui agraciado pela EMBRAPA com o Prêmio por Excelência – Categoria Destaque Individual.

Resumindo: tenho experiência nas áreas de Agronomia/Fitotecnia, com ênfase em Produção e Beneficiamento de Sementes, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: forrageiras tropicais, formação de pastagens, de gramados e produção de sementes.

Francisco Dübbern de Souza

Engº Agrº, M.Sc., Dr.
Especialista em sementes de plantas usadas como  pastagens e como cobertura vegetal permanente de superfícies de solo.

Contato